Pular para o conteúdo principal

Último Texto

Dignidade

Não sou digno que a felicidade sorria para mim. Perceba que eu disse que não sou digno e não sou merecedor. É que a felicidade é fim último de todos e todos, sem exceção a merece. Mas ser digno de felicidade é diferente. Só é digno da felicidade aquele que possui bravura. É aquele que não tem medo dos nãos e das portas fechadas. Aquele que cria as condições ou, pelo menos, tenta criar os meios de atingi-la.  A felicidade é passiva. Você quem deve ir atrás dela e não esperar que ela aconteça. A felicidade se constrói enquanto se vive, não é um estado de graça, que uma vez atingido, permanece. Ela é como a própria vida. Ela até paira por nós, mas só de fato vive àquele que escolhe os próprios caminhos.  Só é feliz quem vive. Só vive quem é feliz. Os demais, se contentam com a efêmera sensação de ser feliz, só porque, num dia de céu claro, um leve sorriso foi visto no espelho.

Lembrete

Estes tempos chuvosos deixam-me introspectivo e reflexivo. Fazem-me lembrar de um amor, não tão antigo, amor esse que apenas experimentei em minhas ideias, afinal de contas, um conjunto de impedimentos limitaram o cursos das ações num sentido mais objetivo. Restou portanto as fantasias e os dilemas filosóficos, os embates, a respeito de certo e errado.

Há uma linha muito tênue entre o saciamento das vontades e desejos provenientes de um amor puro, afinal, ações não impactaram nesse estado de amar, e saciar um ego que busca pela aprovação e reciprocidade apenas para se sentir especial, sem considerar os impactos das atitudes que podem surgir das escolhas sentimentais não ponderadas pela razão.

Talvez, por essa razão, tenha sido a primeira vez que um amor me marcou tão positivamente assim, a ponto de eu me questionar se o que senti anteriormente, por outras pessoas, também foi amor. Por mais que eu quisesse muito construir uma vida ao lado desse alguém, o status quo em que nos encontrávamos apenas me permitiu desejar de todo coração que ela encontrasse seu caminho, mesmo que isso significasse estar o mais distante possível de mim.

Eu não a esqueci. Não sei se a esquecerei um dia. Desejo muito que não. Afinal de contas, sempre que escuto a palavra amor, remonto-me mentalmente a ela. Remonto a simplicidade, a sutileza, ao sorriso, a entrega e a coragem que via refletido nela. Talvez ela esteja experimentando tudo isso ao lado de alguém que faça todas as dificuldades do dia a dia valerem a pena ao lado dele. Espero muito que na construção desse sentimento com ele, ela sinta toda essa experiência que experimentei com ela, simplesmente por tê-la me ouvindo ao longo do tempo em que pudemos dividir o mesmo ambiente. Espero ter deixado boas marcas e quando, se um dia, lembrar-se de mim, não seja com pesar pelo que passou, mas como um momento que tenha a feito bem, tanto quanto fez a mim.

Que um dia eu seja merecedor de viver de verdade essa experiência de amar. Quando eu estiver completamente preparado para ser o melhor que puder e saber reconhecer o melhor que há naquela que me escolher como o amor para o resto da vida.

Desejo a todos nós sabedoria para saber fazer o amor prosperar e fazer das dificuldades trampolins para momentos melhores em nossas vidas. Que as nossas carências e paixões não contaminem o verdadeiro significado de amar e sejamos capazes de aproveitar as oportunidades que a vida nos dá para aprender.

Que aqueles que são religiosos e costumam rezar a Deus, pedindo sinais e respostas para agir, saibam identificar as situações e os momentos em que determinadas coisas acontecem ou pessoas aparecem em suas vidas e não deixem passar o momento. A não ser que você seja um profeta, Deus falará diretamente a você em palavras.

Que sejamos todos, portanto, sábios. Pois o amor, seja ele um acidente, um destino ou uma escolha, só sobrevive se vivido com sabedoria para agir em cada circunstância.

Comentários

Postagens mais visitadas