Pular para o conteúdo principal

Último Texto

Dignidade

Não sou digno que a felicidade sorria para mim. Perceba que eu disse que não sou digno e não sou merecedor. É que a felicidade é fim último de todos e todos, sem exceção a merece. Mas ser digno de felicidade é diferente. Só é digno da felicidade aquele que possui bravura. É aquele que não tem medo dos nãos e das portas fechadas. Aquele que cria as condições ou, pelo menos, tenta criar os meios de atingi-la.  A felicidade é passiva. Você quem deve ir atrás dela e não esperar que ela aconteça. A felicidade se constrói enquanto se vive, não é um estado de graça, que uma vez atingido, permanece. Ela é como a própria vida. Ela até paira por nós, mas só de fato vive àquele que escolhe os próprios caminhos.  Só é feliz quem vive. Só vive quem é feliz. Os demais, se contentam com a efêmera sensação de ser feliz, só porque, num dia de céu claro, um leve sorriso foi visto no espelho.

Borboleta Branca

Deixei, por descuido, aberta, a janela do meu quarto e por ela entrou uma borboleta branca. Voou pelo quarto procurando, talvez, um galho para pousar e, não encontrando, achou por bem que deveria descansar no meu ombro. Num primeiro instante a olhei com incômodo, ora, como ousava ela fazer de mim um lugar qualquer!? Então o incômodo tornou-se contemplação. Era deveras bonita a borboleta, tão branquinha, tão delicada, que me vi tomando todo o cuidado para não me mexer e espantá-la. Exatamente como fazemos quando um gato escolhe nosso colo para dormir.

Depois de um tempo, enquanto ainda a olhava, comecei a refletir sobre meus objetivos, meus interesses, as resoluções que faria para o novo ano que se aproxima e quando dei por mim, já estava me questionando. Me questionava por que divulgo o que escrevo. Seria por dinheiro? Por aprovação e validação alheia? Fama? Reconhecimento? E tentando responder a essas perguntas, fui chegando a conclusão que não, não era nada disso. Todas essas coisas, claro, são bem vindas, mas não a razão de ser de eu escrever.

Se você, que me lê agora, tem algum tipo de inclinação artística, talvez se identifique com o porquê de, volta e meia, a gente compartilhar com as pessoas próximas, ou redes sociais que seja, os frutos de nossa arte. É tudo um grande desabafo. É colocar no papel aquilo que a gente não saberia expressar, ou até saberia, mas expressaria mal, com palavras. É tudo um grande aceno a nós mesmos. É expressar consigo e para si, os próprios medos, os desejos, os sonhos, as raivas, as tristezas e alegrias. Nem todo mundo entende, nem mesmo a gente entende. As coisas só são o que são.

Então a borboleta bateu asas e eu despertei das minhas divagações, do meu devaneio pseudo filosófico. Eu pensei tantas coisas e ao mesmo tempo não pensei em nada, concluí. Talvez ela tenha me despertado de um sono que só fazia sentido em um sonambulismo acordado, e tudo que, em sono, fazia sentido se perdeu.

Restou-me somente a sensação de que um dos nossos grandes pensadores contemporâneos tenha razão e a sua sugestão deva ser a todos nós aplicada, já que praticamos esse ato em algum grau. Cito-o abaixo:

"Se amar é crime, me prenda agora, me bota na cadeia!". Advogado Paloma.

E assim, saiu pela janela a borboleta branca, talvez em busca de um novo ombro onde ela pudesse despertar reflexões que realmente pudessem mudar o mundo, mesmo que esse mundo fosse apenas um indivíduo.

Comentários

Postagens mais visitadas