Pular para o conteúdo principal

Último Texto

Dignidade

Não sou digno que a felicidade sorria para mim. Perceba que eu disse que não sou digno e não sou merecedor. É que a felicidade é fim último de todos e todos, sem exceção a merece. Mas ser digno de felicidade é diferente. Só é digno da felicidade aquele que possui bravura. É aquele que não tem medo dos nãos e das portas fechadas. Aquele que cria as condições ou, pelo menos, tenta criar os meios de atingi-la.  A felicidade é passiva. Você quem deve ir atrás dela e não esperar que ela aconteça. A felicidade se constrói enquanto se vive, não é um estado de graça, que uma vez atingido, permanece. Ela é como a própria vida. Ela até paira por nós, mas só de fato vive àquele que escolhe os próprios caminhos.  Só é feliz quem vive. Só vive quem é feliz. Os demais, se contentam com a efêmera sensação de ser feliz, só porque, num dia de céu claro, um leve sorriso foi visto no espelho.

Preocupações

Preocupamo-nos constantemente com aquilo que pensarão de nós quando falarmos, fazermos ou pensarmos alguma coisa. E por essa razão deixaremos de fazer ou faremos de uma forma diferente aquilo que de fato gostaríamos de fazer. Dessa maneira, viveremos uma meia vida ou um vislumbre daquilo que poderíamos ter vivido. Ficaremos adormecidos em nós mesmos.

O mundo é diferente quando nos desprendemos das amarras dos julgamentos alheios.  Em alguns casos, de fato, cometeremos atos questionáveis e nem tão benéficos assim a nós mesmos. Talvez fosse melhor não precisar aprender com o próprio erro, mas às vezes aprender com nossos próprios erros é que é primordial.

Se eu fosse a perfeição que esperam que eu seja, eu não seria humano. Talvez eu fosse uma obra de arte ou um toque divino, mas não um humano. Ser humano é errar. E se eu estiver errado ao pensar isso, me desculpe, sou apenas um humano. Não quero dizer que todo erro é perdoável. Só quero dizer que, no dia a dia, talvez sair na rua dançando e cantando não seja tão perturbador assim. Só porque te olharão como se você fosse um louco, não quer dizer que você seja um louco. Talvez seja louco quem não cante ou quem não dance.

Viver não requer talento. Viver requer coragem. Principalmente de ser você mesmo, independente do que pensarão sobre você. Guardado os devidos lugares e guardado o não descumprimento das liberdades alheias, ser o "maluco" da história talvez tenha a sua vantagem: ser feliz!

Comentários

Postagens mais visitadas